MESA K2

Mesa K2 e  Banco Osso são as primeiras peças da recém formada dupla de arquitetos Rafic Farah e Otávio Coelho. A ideia surgiu a partir da paixão pela construção naval, não à toa as peças são confeccionadas no estaleiro Kalmar, em Itajaí (SC).

A técnica construtiva utilizada é o strip-planking, a mesma técnica usada para construir embarcações que vão da canoa até grandes veleiros de madeira. Assim como nos barcos, tanto a mesa quanto o banco são feitos à mão, posicionando longas tiras de cedro-rosa uma ao lado da outra ao mesmo tempo que elas se conformam a um gabarito com o formato da peça. Depois de posicionadas e provisoriamente pregadas ao gabarito as tiras são cobertas por um tecido de fibra de vidro (no caso da Mesa K2) ou fibra de carbono (no caso do Banco Osso), o tecido é então impregnado com uma resina epóxi de alto desempenho (a mesma resina utilizada nas embarcações) que depois de seca enrijece a peça que por fim pode ser despregada do gabarito.

As peças, assim como as embarcações, são a união entre o artesanato sofisticado e o material de alta tecnologia, é então, e principalmente, uma homenagem dos arquitetos à riquíssima tradição da construção naval brasileira, e um precioso exemplo daquilo que pode ser produzido no país.

A técnica emprestada da construção naval permite que a base de madeira da MESA DE CENTRO K2 seja leve, mas ao mesmo tempo bastante resistente para receber o tampo de vidro.

dimensões: 1,8 m de diâmetro, 35 cm de altura

materiais: tiras maciças de cedro-rosa revestido com fibra de vidro e resina epóxi; tampo em vidro temperado

versões: madeira com acabamento acetinado; face superior em laca branca e face inferior em madeira com acabamento acetinado

Finalista na categoria “Mobiliário” do 27º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

design: Otávio Coelho e Rafic Jorge Farah
produção: Movelaria Boá
disponível na dpot

MESA K2
MESA K2
MESA K2
MESA K2
MESA K2
MESA K2
MESA K2
MESA K2